top of page

Marco Rubio e Mauro Vieira iniciam negociações sobre tarifaço dos EUA ao Brasil

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 16 de out.
  • 1 min de leitura
ree

Por Agência Brasil O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, fez contato com o chanceler brasileiro, Mauro Vieira, para discutir o tarifaço imposto aos produtos brasileiros exportados ao país norte-americano. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (9) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que afirmou que as tratativas marcam uma nova fase nas negociações com o governo de Donald Trump.


Lula destacou que o diálogo entre os dois países ocorre em tom cordial e construtivo. Segundo o presidente, após uma videoconferência com Trump no início da semana e uma conversa recente durante a Assembleia-Geral da ONU, ambos concordaram em manter uma comunicação direta e buscar soluções diplomáticas para o impasse comercial.

“Somos duas grandes democracias e precisamos mostrar ao mundo que é possível resolver divergências com civilidade e respeito”, disse Lula, em entrevista à Rádio Piatã, na Bahia.


De acordo com nota do Itamaraty, Rubio e Vieira devem se reunir em breve, em Washington, para tratar de questões econômico-comerciais e buscar alternativas que amenizem o impacto das tarifas sobre o agronegócio e outros setores brasileiros.


O tarifaço, parte da nova política comercial da Casa Branca, elevou em até 40% as tarifas sobre produtos como café, frutas e carnes brasileiras. A medida foi adotada em retaliação a decisões que, segundo o governo norte-americano, afetaram empresas de tecnologia dos EUA, e também em reação ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.


Lula afirmou que o Brasil “não quer briga com os Estados Unidos”, reforçando que a relação entre os dois países — iniciada há mais de dois séculos — deve ser pautada pela cooperação e pelo respeito mútuo.

Comentários


bottom of page