top of page

Fila do INSS chega ao maior nível da história

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 20 de nov.
  • 1 min de leitura
ree

A fila do INSS atingiu seu patamar mais alto já registrado, com quase 3 milhões de pedidos de aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade aguardando análise. Desde janeiro, os novos pedidos cresceram 23%, elevando a média mensal para 1,3 milhão. Hoje, metade da fila corresponde a solicitações de benefício por incapacidade temporária.


O cenário é agravado por processos parados desde junho, após mudanças judiciais nas regras de cálculo do BPC. Só esse benefício soma 897 mil pessoas na espera, com um tempo médio de 193 dias. O INSS reconhece a crise e afirma que boa parte depende de perícia médica federal e ajustes no sistema, especialmente ligados à biometria.


Para minimizar o gargalo, servidores de outras regiões devem reforçar a análise dos processos virtuais no Nordeste. O órgão estima que a chegada de 500 novos médicos ajude a reduzir a fila. A biometria passa a ser obrigatória para aposentadorias nesta sexta-feira, enquanto a exigência para outros benefícios sociais foi adiada para maio de 2026.

Comentários


bottom of page