28,5 milhões vivem em áreas dominadas por facções, diz Datafolha
- Redação

- 16 de out.
- 1 min de leitura

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (16) aponta que 28,5 milhões de brasileiros convivem com facções criminosas ou milícias em suas regiões. O levantamento, encomendado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, ouviu 2.007 pessoas em 130 municípios, mostrando aumento da presença desses grupos em relação a 2024.
O estudo indica que 19% dos brasileiros com 16 anos ou mais relatam presença explícita de crime organizado em seus bairros, com maior incidência em cidades acima de 500 mil habitantes, capitais e no Nordeste. Houve aumento também em áreas como cemitérios clandestinos e “cracolândias”.
A pesquisa mostra ainda desigualdades sociais e raciais: 23% dos entrevistados que se autodeclaram pretos relataram maior presença de facções, contra 13% da população branca. Jovens de 16 a 24 anos são os que mais presenciam abordagens violentas da Polícia Militar, com 25% dos relatos.
Além disso, 8% afirmaram ter parentes ou conhecidos desaparecidos, totalizando 13,4 milhões de pessoas, com maior registro nas classes D e E. O levantamento reflete a expansão da violência e a complexidade da segurança pública no país.

Comentários